Barra de Conteudo

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Saúde Pública...

Olá querido(a)s amigo(a)s, hoje utilizarei deste espaço para tecer alguns comentários acerca da saúde pública. Bom, acredito que a imagem ao lado já ilustra um pouco de como anda a área de saúde pública em nosso País. Sim, digo País porque não é um "privilégio" dos santoangelenses encontrarem dificuldades em conseguirem um acesso digno e satisfatório à saúde, mas de muitos municípios do nosso Brasil, salvo raras exceções. Acontece que alguns dados apontados numa reportagem do jornal Zero Hora de sexta-feira (09/11/2011), divulgados pelo TCE-RS me chamaram a atenção. Tenho sido até repetitivo nas últimas semanas chamando a atenção para as crescentes dificuldades enfrentadas pelas pessoas que necessitam recorrer a saúde pública, neste sentido, conseguimos enteder um pouco melhor acerca de alguns dos motivos pelos quais vivemos tal situação.
Nos dados apresentados foi elaborado um ranking de acordo com os municípios que mais investem em saúde. Cabe aqui um reconhecimento à todos os municípios gaúchos que cumprem o que a Lei determina e destinam mais de 15% da arrecadação para essa importante área. Sendo assim, todos os 496 municípios têm feito a sua parte, porém, uns mais do que os outros. Observa-se que o Governo Estadual e o Governo Federal são os grandes responsáveis pela atual situação, pois apenas para citar o Estado do RS que deveria destinar 12% para a área da saúde, destina um pouco mais da metade disso, não chegando a 7%, isso é lamentável e nos gera muitas preocupações.
Mas, como vereador, cabe a mim legislar, cobrar e fiscalizar todas as ações do Poder Público em nível municipal, desta forma, registro minha frustração em ver nossa cidade ocupando o trecentésimo septuagésimo oitavo lugar (378º) no ranking dos investimentos na área da saúde, com um percentual de 16,84%, ou seja, apenas 1,84% acima do que determina a lei. Se compararmos com Ijui, por exemplo, que ocupa a terceira colocação nesse ranking com quase 30% da arrecadação destinada a área da saúde, podemos entender melhor porque Ijui se consolida cada vez mais como uma referência regional e até estadual na área da saúde pública. Esses dados explicam um pouco e mostram alguns dos motivos pelos quais a população santoangelense têm sofrido tanto no acesso à saúde. Faço esse apelo para que o Poder Público dê um pouco mais de atenção a esses problemas e destine mais verbas para essa área que é de fundamental importância para que as pessoas possam ter qualidade de vida e condições de trabalho, gerando assim seu sustento e contribuindo de forma significativa com o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Por fim, volto a reiterar que fica como consolo o fato dos municípios gaúchos fazerem sua parte (ao contrário dos governos estadual e federal), porém, espero ver Santo Ângelo "subindo" nesse ranking (tabela) que com certeza o reflexo de mais investimentos na área será sentido pelas pessoas que necessitam de remédios, consultas, exames, enfim, que têm por direito básico e constitucional um acesso digno ao que chamamos SAÚDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com a nossa atuação, comente esta postagem