Barra de Conteudo

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Funções de um vereador...

Bom dia, hoje quero repassar para vocês algumas informações relativas às funções que um vereador desempenha, você já parou para pensar quais as atribuições de um vereador o que realmente ele pode fazer? Bom, vivenciando o dia-a-dia inserido na política, posso afirmar que não é nada fácil ser vereador. Resumidamente, o vereador deve ser um fiscalizador de Poder Público, também um legislador (modificar, prôpor, alterar, discutir) enfim, criar, adequar e aprovar ou não a nossa legislação em nível municipal, também é função do vereador a de repassar e cobrar ações e obras do Poder Público visando beneficiar a comunidade e também oferecer condições básicas para que as pessoas possam "sobreviver". Cabe salientar que qualquer ação que onere os cofres públicos não pode ser de iniciativa do vereador, porém, pode-se indicar uma determinada situação e solicitar providências, sendo que a decisão se isso irá se concretizar ou não, caberá única e exclusivamente ao Poder Executivo.
Sendo assim, observa-se que existem limitações no desempenho da função de vereador, porém, temos mecanismos que podem e devem ser buscados para que o vereador concretize uma ação que beneficiará a população, como a busca de verbas por meio de emendas parlamentares, por exemplo. Aliás, estamos na expectativa para que possamos realizar a entrega dos equipamentos às associações de pequenos produtores rurais que serão beneficiadas com uma emenda que conseguimos junto ao Deputado Federal Onyx Lorenzoni na ordem de R$ 150.000,00 e já foi licitada.
Estou escrevendo sobre isso hoje, porque muitas pessoas ainda não sabem ao certo como realmente as coisas funcionam, acreditam que o vereador tem o poder de mandar uma patrola trabalhar nas estradas que estão ruins, que ele pode mandar asfaltar ou calçar uma rua, construir posto de saúde, enfim, distorções que foram propagadas pela própria classe política aproveitando-se da falta de conhecimento de muitas pessoas para angariar votos e chegar/permanecer no poder, prometendo o que não pode ser cumprido, mas, se por acaso, o Poder Executivo vier a promover uma dessas promessas, o mesmo vai lá dizer que foi ele quem conseguiu. Não é de se estranhar que a classe política esteja tão desacreditada e sem mais créditos perante o povo.
Bom, para que a leitura não fique muito cansativa, continuaremos a discorrer sobre algumas situações na próxima postagem...
Grande abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com a nossa atuação, comente esta postagem